Sejam Bem Vindos, Fiquem a Vontade!!!!!!!!

Dicas para o cantinho de leitura

sábado, 11 de dezembro de 2010
  
Leia mas no blog de educadores de sucesso clique AQUI


Para tornar seu cantinho de leitura atraente, além do charme dado à decoração com motivos que as crianças apreciem, é importante torná-lo um espaço democrático. Um cantinho onde a criança sinta vontade de visitar no seu momento oportuno, onde tenha a liberdade de escolher aquilo que quer ler, folhear, adimirar, reinventar, em fim.
É importante garantir o momento da fruição, da alegria e do prazer de ler. A leitura não pode ser aproveitada em sala de aula apenas como um meio de aquisição de conhecimentos ou valores. Isso é reducionismo demais. Por isso, é importante que este cantinho seja construído semanalmente com as sugestões dos alunos, com troca de livros, varal de poesias, varal de livros, painel de desenhos feitos pelas crianças sobre histórias, retrato de autores e personagens e o que mais a imaginação da turma permitir.
Só não pode haver comodismo, no sentido de deixar os mesmos livros lá naquele espaço, a mesma arrumação. Pode ser uma caixa, uma estante ou um varal com pregadores. Não importa, mas tem quer ser cheio de vida e movimento.
Assim, para não cometer equívocos, atente e passe para as crianças os direitos do leitor:




1º - O direito de não ler

2º - O direito de saltar páginas

3º - O direito de não acabar um livro

4º - O direito de reler

5º - O direito de ler não importa o quê

6º - O direito de "amar" os heróis dos romances

7º - O direito de ler não importa onde

8º - O direito de saltar de livro em livro

9º - O direito de ler em voz alta

10º - O direito de não falar do que se leu

Discuta esses direitos, tendo em vista as necessidades de leitura e a convivência ética, quando se trata de ler no mesmo espaço que os outros.
No mais, dê asas à imaginação e reinvente seu cantinho quantas vezes sentir vontade e necessidade.